Escultura Manezinha da Ilha, de Tamara Nowascky

A menina Martina recebeu da mãe (@criscunhabogo) a escultura “Manezinha da Ilha, feita por @tamaranowascky. Mas o que essa imagem representa? É preciso lembrar que o gentílico Manezinho é popularmente utilizado para designar os nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina, SC,

O termo provém do diminutivo “mané”, que deriva de “Manuel”, nome ibérico de origem hebraico-cristã que era comum nos imigrantes de Açores e de Portugal, muitos ligados à cultura pesqueira e à extinta caça às baleias, prática muito praticada na região até ser proibida.

Os Manezinhos e Manezinhas são expressões culturais que evocam a cultura açoriana, presente na culinária e na arquitetura, como em Santo Antônio de Lisboa, praia afastada do centro de Florianópolis que reúne casarões antigos da época da colonização açoriana, como o Mercado Municipal e a Igreja Matriz.

O termo Manezinho, era inicialmente usado com tom pejorativo para identificar habitantes de vilarejos em regiões praieiras da ilha, afastadas do centro urbano, que tinham um falar rápido e cantante, com pronúncia diferenciada, mas ganhou novas conotações a partir da década de 1980.

Houve a criação, por iniciativa do carnavalesco Aldírio Simões, do Troféu Manezinho da Ilha, com o objetivo de resgatar o orgulho e o sentimento ilhéu e foi estabelecido, em 2005, como Lei Municipal de Florianópolis, o “Dia do Manezinho”, celebrado no primeiro sábado do mês de junho.

Outro marco é a atriz Vanderléia Will, que, desde 1991, interpreta Dona Bilica, personagem que representa a cultura original dos colonizadores do litoral, com hábitos e linguajar hoje em extinção, que a identificam como uma tradicional rendeira, lavadeira e benzedeira de uma vila pesqueira da ilha de Santa Catarina.

Com humor e interação com o público, ela valoriza os antigos moradores, divulgando o folclore ilhéu. Analogamente, a escultura de Tamara Nowascky traz carinho e sorriso para Martina, de modo que ela prossiga em sua jornada existencial com carinho e respeito pela cultura e tradições de sua região.

Oscar D’Ambrosio
@oscardambrosioinsta
Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador

Publicações relacionadas

Leave a Comment